PROJETOS


MEIO AMBIENTE










ATIVIDADES PARA O DIA DAS MÃES

























ATIVIDADES PARA O DIA DO LIVRO INFANTIL

18 DE ABRIL

































ATIVIDADES PARA O DIA DO ÍNDIO

19 DE ABRIL


Para professora Telma e professora Aparecida(modelo do cocar)











































































PROJETO PÁSCOA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:








































SÍMBOLOS DA PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS

O CORDEIRO


O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo  que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho. 







O GIRASSOL


O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.





O COELHO


íO coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.mbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.  
O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a  Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos.  









O OVO DE PÁSCOA
O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a  Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos.  Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma. 









´




                                       Os sinos







Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.


A VELA




Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.



Trigo e Uva



Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande
significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo
Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas
de pães e jarras de vinho.




O peixe

O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos
sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina,
trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

A páscoa cristã lembra a morte e a ressurreição de Jesus, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação.


A data da Páscoa foi determinada 325 anos depois da morte de Cristo pelo concílio de Nicéia. A data em que a Páscoa acontece seguiu os padrões que já vinham sendo adotados por tradições antigas da Idade Média.
Os Judeus comemoravam a Páscoa para relembrar sua libertação da escravidão do Egito que é relatado no capítulo 12 do livro Êxodo do velho testamento da Bíblia. O nome “Páscoa” vem do hebraico e significa: passagem, passar por cima. Esta festividade é comemorada até hoje por todos os Judeus do mundo. O próprio Jesus que era Judeu comemorava anualmente a páscoa seguindo as tradições judaicas.
Como a morte e ressurreição de Cristo ocorrem no período de Páscoa ocorre uma mudança importante que é introduzida nas religiões cristãs. A Páscoa deixa de ser a celebração vinculada à libertação dos Judeus e passa a ser a comemoração sobre a libertação do homem do pecado já que Jesus passa a simbolizar o cordeiro que os Judeus sacrificavam na época de Páscoa.
Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
O uso da Lua para determinar a data da Páscoa se origina no calendário Judeu. A data da páscoa vai determinar a data de quando ocorrerão diversas festividades da igreja que também possuem data móvel. Veja a lista:
Terça -feira de Carnaval – Ocorre quarenta e sete dias antes da Páscoa
Quaresma – Inicia na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa)
Domingo de Ramos – Celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. Domingo anterior à Páscoa.
Quarta – Feira Santa- Dia da Celebração do Encontro.
Quinta-Feira Santa – Dia em que se celebra a instituição da Eucaristia por Cristo. A quinta-feira anterior à Páscoa. Feriado nacional.
Sexta -feira Santa – Dia que relembra a morte de Cristo. Não há missas, somente uma ação litúrgica às 15:00 hs. A sexta feira anterior à Páscoa. Feriado nacional.
Sábado Santo – Sábado de Aleluia – Sábado da Solene Vigília Pascal – o sábado de véspera. Feriado nacional.
Ascensão do Senhor – o sexto domingo após a Páscoa.
Pentecostes – o sétimo domingo após a Páscoa.
Santíssma Trindade – o domingo após Pentecostes.
Corpus Christi ou Corpo de Deus – a quinta-feira imediatamente após o domingo da Santíssima Trindade.


FELIZ PÁSCOA!!!!!!!!!!
Feliz Páscoa






PROJETO MEIO AMBIENTE
SUSTENTABILIDADE



VÍDEOS EDUCATIVOS








ENFEITE SUA CASA COM CLASSE, CRIATIVIDADE E REAPROVEITAMENTO


Você vai precisar de alguns ovos, e para que não tenha disperdício, pois você vai fazer pela primeira vez, faça perto do horário de alguma refeição, para usar os ovos, pois você só vai usar as cascas.
Tente quebrar como uma tampinha os ovos, tirando somente uma ponta.
Esvazie os ovos, quantos quiser, ou quantos conseguir sem quebrar toda casca.
A intenção é formar vários vasinhos. E ai você vai precisar de alguns porta ovos, ou faça com caixas de ovos e pinte, fica lindo.
Deixe as cascas secarem de um dia para outro, coloque terra e plante mudas que sejam pequenas, proporcionais aos ovos.




SUGESTÕES DE ATIVIDADES:






















 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates